Folha – Caderno Especial – Imóveis compactos dominam os lançamentos

Apartamentos com metragem de até 65 metros quadrados são tendência e devem seguir em alta em 2.015.

Muita gente não sabe, mas a média atual dos apartamentos lançados em São Paulo é de 65 metros quadrados, que formam a grande maioria (70%) dos novos empreendimentos lançados na cidade.

Celso Amaral, da Geoimovel, informa que a metragem vem caindo: “há algum tempo, a média era de 70 metros quadrados. Mas o mercado foi se moldando à nova classe média emergente. Esta tendência veio para ficar e deverá se manter para os próximos anos, atendendo às necessidades das pessoas, que estão alavancando os lançamentos imobiliários.”.

Marcelo Dadian, diretor de Marketing da Rossi Imóveis, afirma que a tendência de imóveis menores e mais próximos ao centro da cidade ou as estações de metrô vem do exterior.

“Em Nova York ou Londres, por exemplo, é caríssimo morar na região central. A classe média brasileira vê nessa tendência, de imóveis de metragem menor, a oportunidade de morar mais próximo do metrô ou do centro da cidade por um preço menor, esta é a grande vantagem para estas pessoas, muitas chegando agora no mercado.”.

Segundo a Geoimovel, foram lançados até o momento um total de     R$ 21,3 bilhões de reais de VGV (Valor Geral de Vendas), totalizando 49,5 mil unidades na região metropolitana de São Paulo. Destas, 53% das unidades já estão vendidas até o momento. A grande concentração de lançamentos é de residenciais verticais.

 

tabela

 

Celso Amaral afirma: “realmente a concentração em apartamentos menores é muito grande. Analisando em unidades, 76% dos residenciais verticais lançados em São Paulo entre Janeiro e 14 de Novembro deste ano possuem área de até 70 metros quadrados. Os dados são muito bacanas, pois demostram que quem procurar imóveis até essa metragem, sem dúvida, terá poder de barganha, pois as incorporadoras têm que diminuir o estoque desses produtos.”, finaliza.

celso-amaral

 

“A classe média brasileira vê nessa tendência, de imóveis de metragem menor, a oportunidade de morar mais próximo do metrô ou do centro da cidade por um preço menor.”.

(Celso de Sampaio Amaral Neto- Diretor da Geoimovel e Amaral d´Avila Engenharia de Avaliações). 

 

No último final de semana de Novembro, a Amaral d´Avila Engenharia de Avaliações, através de seu diretor corporativo, Celso Amaral, concedeu algumas informações da Geoimovel (maior provedor de pesquisas imobiliárias do Brasil e empresa pertencente ao grupo Amaral d´Avila Engenharia de Avaliações), de matéria publicada no Jornal Folha de São Paulo, em um especial sobre o Mercado Imobiliário.

A reportagem continha o seguinte título: “Imóveis compactos dominam os lançamentos.”.