Quando falamos de investimentos, principalmente aqueles de alto custo que, consequentemente, envolvem grandes riscos, é sempre bom tomar certos cuidados. Porém, como é bom se precaver de todas as formas, é importante não deixar boas oportunidades passarem. Para ajudar você a identificar melhor essas oportunidades (e tomar as medidas possíveis para não incorrer em prejuízos), é que vamos falar hoje sobre empreendimentos imobiliários e suas oportunidades de investimento.
O que são empreendimentos imobiliários?
Antes de mais nada, é importante dizer que os empreendimentos imobiliários, ou os empreendimentos de base imobiliária, nada mais são do que negócios do ramo imobiliário, mais sofisticados, nos quais o investidor de interessa pelo “fluxo de caixa descontado” da locação que possa ser gerada pelo empreendimento ao longo do contrato. Normalmente, são contratos mais longos, cinco, dez e até vinte anos.
Alguns exemplos de empreendimentos imobiliários incluem os edifícios corporativos, os edifícios destinados à hospitais, shoppings centers, empreendimentos de varejo (supermercados), centros logísticos, industriais, “strip-malls”, “open-malls”, imóveis destinados à rede de lojas (farmácia, restaurantes) e etc.
Oportunidade de investimento em empreendimentos imobiliários
Investir em empreendimentos imobiliários é uma ótima opção para quem procura um retorno seguro e de longo prazo, diferentemente de aplicações feitas no mercado financeiro, que nem sempre são transparentes na mensuração do risco para o investidor.
Nos Estados Unidos, Inglaterra e em diversos países do velho mundo há uma cultura muito solidificada no investimento em empreendimentos de base imobiliária, onde os Fundos de Investimento Imobiliário (FII´s) são muito comuns, ou seja, o investidor se torna cotista de um Fundo, tornando-se o dono de uma pequena parte de um empreendimento imobiliário de primeira linha, gerador de receitas e ainda “abocanha” a valorização do locativo em longo prazo de um produto imobiliário, que jamais poderia investir se não fosse por meio de um Fundo.
Os Fundos permitem a democratização do investimento em excelentes empreendimentos de base imobiliária, permitindo que pequenos investidores possam ter acesso aos mesmos produtos que investidores institucionais, ou profissionais.
Há extensa legislação sobre o regramento dos fundos imobiliários, como a Instrução Normativa 472 da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e outras , que regulamentam e dispõem sobre a constituição, administração, funcionamento, a oferta pública de distribuição de cotas, e a divulgação de informações dos Fundos de Investimento Imobiliário- FII´s- visando permitir maior transparência, divulgação e controle por parte dos órgãos regulatórios e facilitando as análises do investimento pelo cotista.
Avaliação de imóveis para empreendimentos imobiliários
Como não poderia deixar de ser, a visão do especialista é importante para o aconselhamento e investimento do cotista. Para Celso Amaral, Diretor Corporativo da Amaral d’Avila Engenharia de Avaliações, “antes de adquirir qualquer empreendimento imobiliário de base imobiliária, ou cotas de um FII, é importante que o investidor faça um estudo bem detalhado de todas as oportunidades e riscos envolvidos”!
Para isso, o investidor, ou Fundo de Investimento Imobiliário- FII´s, deverá contar com os serviços de uma empresa especializada em avaliações de imóveis e empreendimentos diferenciados, que poderá analisar todos os aspectos técnicos e mercadológicos que envolvem esse tipo de empreendimento e transação.
A Amaral d’Avila, por exemplo, possui quase 30 anos de experiência em avaliação de empreendimentos de base imobiliária, que permitiu a construção de um banco de dados repleto de informações de centenas de cidades e regiões do país.
Para saber mais sobre a importância da avaliação de imóveis para o seu negócio, acompanhe o nosso blog!