“Quanto mais turbulenta a época, mais garantido é o investimento em imóvel.”. Essa frase é usada por Marcelo Dadian, diretor de Marketing da Rossi Imóveis, para explicar seu otimismo com a atual fase vivida pelo mercado imobiliário brasileiro. Ele afirma que este é um momento de oportunidades.
“O setor está se agitando e até os economistas mais renitentes estão aconselhando a compra do imóvel, já que o mercado paulistano se estabilizou.”. Para ele, os preços não devem cair mais: “os terrenos na cidade de São Paulo estão cada vez mais raros, e caros, o novo Plano Diretor é restritivo para as construções, todos esses fatores contribuem para os preços se equilibrarem e assim devem permanecer.”, declara Dadian.
Pesquisa do Secovi- SP indica que o terceiro trimestre de 2.014 representou 37% do total de unidades vendidas e 39% dos lançamentos no ano, demostrando retomada em relação aos trimestres anteriores. A previsão, agora, é de que o mercado imobiliário deve fechar o ano com um total de 24 mil unidades comercializadas e 26 mil unidades lançadas, evidenciando elevação na quantidade de imóveis ofertados e não vendidos na cidade de São Paulo.
Marcelo Tapai, especialista em mercado imobiliário, sócio do escritório Tapai Advogados e Presidente do Comitê de Habitação da OAB/SP, analisa que o setor está em fase de amadurecimento. “Houve grande movimentação dos últimos anos, criando um círculo virtuoso na venda de imóveis, com pessoas investindo para revender com grande lucro. Essa fase passou e o mercado se ajustou, chegando ao momento de estabilização. Acredito que no futuro esta tendência se manterá no mercado de imóveis em geral.”, comenta o especialista.
Segundo ele, a expectativa para o próximo ano é que, assim como as vendas, os preços também se estabilizem. “Não acredito que haverá uma grande queda nos preços, acho que o mercado se manterá estável e os imóveis serão vendidos de acordo com as necessidades dos compradores, que atualmente estão bastante informados e consistentes, com expectativas realistas na hora de adquirir seu imóvel.”, finaliza Marcelo Tapai.
PESQUISAS APONTAM REAÇÃO
Após meses de queda, vendas e lançamentos de imóveis novos registram alta em Setembro na capital. Dados do Secovi apontam que a comercialização de imóveis novos na Região Metropolitana de São Paulo (que engloba a cidade de São Paulo e mais 38 municípios) registrou um total de 4.798 unidades comercializadas em Setembro de 2.014, com crescimento de 70,9% em relação a Agosto do mesmo ano. As vendas nas cidades situadas no entorno da capital tiveram desempenho melhor, com significativa alta em relação a Agosto (99,1%) e ligeiro crescimento ante Setembro de 2.013 (3,4%).
No último final de semana de Novembro, a Amaral d´Avila Engenharia de Avaliações, através de seu diretor corporativo, Celso Amaral, concedeu algumas informações da Geoimovel (maior provedor de pesquisas imobiliárias do Brasil e empresa pertencente ao grupo Amaral d´Avila Engenharia de Avaliações), de matéria publicada no Jornal Folha de São Paulo, em um especial sobre o Mercado Imobiliário.
A reportagem continha o seguinte título: “Mercado mais amadurecido.”.
Matéria Caderno Especial Folha de São Paulo Mercado Imobiliário 02 “Mercado mais amadurecido”.