Da segurança de Barueri ao charme histórico de Santana do Parnaíba, os dois munícipios onde de localiza Alphaville bem como seus arredores, a oeste da Grande São Paulo, continuam caindo no gosto de quem deseja morar bem ou investir em imóveis. Prova disso é que a região movimentou R$ 3,1 bilhões em lançamentos imobiliários nos últimos três anos, segundo pesquisa de Inteligência de Mercado da Lopes, maior grupo imobiliário do país.
Próximo a São Paulo, com fácil acesso às principais vias da capital, preços mais competitivos e grande variedade de tipos de produtos, a região, segundo a pesquisa, apresenta ritmo acelerado de crescimento e atrai novos compradores: recebeu 37 lançamentos residenciais nos últimos três anos, que juntos totalizam 92 torres e 10.485 unidades. Além disso, foram mantidas apenas 19% das unidades em estoque, ou seja, um nível saudável para o mercado.
ACIMA DA CURVA
“Essa região surpreendeu bastante em termos de vendas em 2.014 e foi um ponto fora da curva. Enquanto o mercado imobiliário nacional teve uma queda importante por fatores externos como carnaval tardio, Copa do Mundo e o próprio movimento das eleições para presidente, ali houve uma absorção muito alta.”, explica o sócio-diretor da Lopes, Paulo Pinheiro.
Segundo ele, a competitividade dos preços é um ponto forte da região, onde há imóveis com valores até 100% mais baratos que o de imóveis de acabamento, facilidades e metragens similares em São Paulo. De acordo com a pesquisa de Inteligência de Mercado da Lopes, o metro quadrado da região gira em torno de R$ 6.510,00, fazendo com que o tíquete médio dos imóveis seja em torno de R$ 297 mil.
COMPACTOS
Seguindo a tendência de unidades compactas observada na capital paulista, 77% do total de apartamentos lançados possuem até 69 metros quadrados. Outros 19% têm de 70 a 109 metros quadrados, 3% de 110 a 169 metros quadrados e apenas 1% possui 170 metros quadrados ou mais de área útil. Em relação ao segmento, 14% dos lançamentos são do popular, 65% do econômico, 16% de médio padrão e 5% de alto padrão.
De acordo com o vice-presidente de Incorporação da MDP, Mauro Santi, os apartamentos com apenas um dormitório são ideias para pessoas que estão em busca de um imóvel para morar sozinho ou casais que estão iniciando a vida a dois, e cita o Wi-House, torre única em Barueri onde o apartamento de um dormitório possui 49 metros quadrados e entre as facilidades possui lavanderia compartilhada.
“No primeiro final de semana do pré-lançamento o resultado comercial foi excelente, tivemos 50% das unidades comercializadas.”, explica Santi, completando que outra tendência evidente que atrai cada vez mais famílias para a região são os condomínios-clube. “Eles oferecem uma completa infraestrutura aos moradores, com opções de lazer, serviços e muita segurança, como é o caso do empreendimento Resort Bethaville, em Barueri, e o Present Alphaville, em Santana do Parnaíba.”.
Santi lembra ainda que Alphaville tornou-se um importante polo comercial e industrial para grandes empresas. “O valor do metro quadrado é muito atrativo se comparado ao da capital, o que chama a atenção do mercado corporativo para o bairro.”.
Já o Gerente Comercial da Masa Empreendimentos Imobiliários, Alexandre Magno, destaca que as vantagens competitivas de instalar uma empresa na região também aquecem o mercado de imóveis comerciais. “O IPTU em Barueri é algo que não pesa na conta final e a alíquota do ISS é uma das mais baixas do Estado. Alphaville não deixa a desejar em nada em comparação com os grandes polos comerciais de São Paulo, mas por um preço muito mais competitivo.”, destacando que os empreendimentos corporates e offices nível AAA da região possuem “conforto, tecnologia e qualidade de Faria Lima e Berrini por um preço que fecha a conta.”, finaliza Alexandre Magno.
No último final de semana de Novembro, a Amaral d´Avila Engenharia de Avaliações, através de seu diretor corporativo, Celso Amaral, concedeu algumas informações da Geoimovel (maior provedor de pesquisas imobiliárias do Brasil e empresa pertencente ao grupo Amaral d´Avila Engenharia de Avaliações), de matéria publicada no Jornal Folha de São Paulo, em um especial sobre o Mercado Imobiliário.
A reportagem continha o seguinte título: “Preços competitivos impulsionam a região.”.