Assistência Técnica em Perícias Judiciais

[dropcap ]A[/dropcap] Amaral d’ Avila Engenharia de Avaliações se destaca, mais uma vez, por suas avaliações em diversos campos, e não poderia ser diferente com seus serviços prestados na esfera Judicial, tanto no campo Consultivo, quanto na prestação ativa de serviços de Assistências Técnicas em Perícias Judiciais.

Uma perícia possui diversos conceitos ou definições e um desses significados versa sobre o meio ou prova realizada com o objetivo de mostrar a verdade de um fato, a uma ou mais pessoas que a busquem.

Quando esta verdade é postulada por partes envolvidas em um processo judicial, cada qual ofertando fatos e alegações divergentes, pode o Juiz do feito, caso julgue necessário, nomear um especialista para produzir a prova que elucidará a questão.

Esse especialista é denominado de Perito Judicial e será responsável pela elaboração da prova pericial, ou, perícia judicial.

Essas assistências técnicas em perícias judiciais que envolvam avaliações ou perícias de imóveis, de máquinas equipamentos, ou casos dominiais, imobiliários, máquinas e equipamentos, somente  podem ser elaboradas por arquitetos, engenheiros (dentro de suas habilitações) e agrônomos, devido às seguintes legislações:

E por que o legislador pressupõe que Engenheiros e Arquitetos devam atuar como Peritos?

Pois eles, somente eles, detêm o conhecimento necessário para elaborarem avaliações, perícias e vistorias, tendo em vista que a apuração valores de imóveis complexos, ou no caso de perícias, na identificação de patologias, do nexo causal dos fatos, assim como, indenizações, podem ser analisadas por Engenheiros ou Arquitetos.

Há casos nos quais a atuação do PERITO JUDICIAL e ASSISTENTES TÉCNICOS indicados pelas partes, são IMPRESCINDÍVEIS para o deslinde do caso, sendo fundamental o conhecimento técnico específico, profundo, tendo em vista que o PERITO ou ASSISTENTE, deve possuir capacidade técnica para fornecer uma CONSULTORIA.

Cabem os ASSISTENTES TÉCNICOS olharem pelo foco da linha de defesa adotada pelos seus patronos e seus clientes, sem passar do limite técnico ético, elaborando um laudo técnico que possa reiterar, complementar, ou rechaçar o relatório produzindo pelo PERITO JUDICIAL.

O Perito deve ser um profissional que deve possuir as seguintes qualidades:

  • Saber ouvir, ter paciência ( fundamental aqui, pois este é o momento em que se lida com as frustações, necessidades e preocupações das partes);
  • Sólido conhecimento técnico profissional;
  • Ser diligente, ágil e ao mesmo tempo profundo;
  • Possuir “ jogo de cintura” para poder lidar com as partes que tem interesses, normalmente conflitantes, tendo muita paciência na relação com estas;
  • Ser curioso, ter viés investigativo;
  • Não ser acomodado;
  • Possuir facilidade de comunicação;
  • Escrever bem, ou seja, sabendo colocar de modo objetivo, técnico e legível, suas ideias e fatos em discussão;
  • Gerenciar e administrar conflitos.

Os ASSISTENTES TÉCNICOS devem interagir com o advogado, fornecendo um panorama técnico do risco, consequências dos fatos, em discussão.

Em um laudo ou parecer técnico o que importa é a fundamentação técnica, que deve ser calcada em elementos objetivos, analisados e interpretados por métodos adequados, que conduzam a conclusões técnicas irrefutáveis.

Também se requer o aclaramento das questões técnicas, submetidas à apreciação pericial. Por conta disto  o laudo precisa ser objetivo e conclusivo; afirmar ou negar o que foi indagado nos quesitos elaborados pelas partes.

A Assistência Técnica em Perícias Judiciais é uma atividade que envolve:

  • Competência técnica;
  • Interesse;
  • Trabalho;
  • Ética;
  • Comprometimento com as causas do interessado.

Todas essas características são encontrados nos laudos com pareceres técnicos fornecidos pela Amaral d’ Avila Engenharia de Avaliações, que tem enorme vivência em questões judiciais.

A principal função da  Amaral d’ Avila Engenharia de Avaliações  é trazer tranquilidade ao cliente, fornecendo serviços de alto nível técnico, complementando e suportando o trabalho técnico desenvolvido pelos advogados, com a consequente minoração dos riscos, aumentando as chances de um resultado favorável.

Celso de Sampaio Amaral Neto

Diretor Corporativo

AMARAL D’AVILA ENGENHARIA DE AVALIAÇÕES