Com os estoques de imóveis novos mais elevados na cidade de São Paulo, diversas construtoras têm feito ações promocionais.
As chances de desconto aumentam em unidades há mais tempo à venda, já prontas para morar ou quase prontas.
No entanto, é preciso ter cautela e não fechar a negociação sem antes conhecer o entorno e todas as características do empreendimento.
Especialistas alertam que é comum as unidades que sobram terem vistas piores, serem em andares mais baixos ou voltadas para uma avenida mais barulhenta, por exemplo.
Para Fátima Rodrigues, diretora de vendas e lançamentos da imobiliária Coelho da Fonseca, mesmo diante de possíveis reduções de preço, o comprador deve avaliar o que pesa mais: o preço ou o conforto.
“Quem está comprando um imóvel vai conviver com ele por alguns anos provavelmente. Portanto, recomendo que não abra mão de suas prioridades.”.
Durante a escolha, é importante considerar pontos como a localização, o tipo de empreendimento e imóvel em que se deseja morar e as condições de pagamento.
Celso Amaral, diretor corporativo da Geoimovel e da consultoria Amaral d´Avila Engenharia de Avaliações, alerta que os descontos nem sempre são vantajosos em todas as unidades ofertadas em promoções e feirões.
“As construtoras e incorporadoras não têm como dar descontos sistêmicos. Cada unidade é um caso”, diz Amaral, que também descarta espaço para queda nos preços.
ANTES DA COMPRA
Confira dicas para fazer um bom negócio ao adquirir um imóvel novo:
1. Empreendimentos com estoque elevado podem ter preço mais em conta, mais verifique se a unidade que ‘sobrou’ tem algum problema, como vista ruim.
2. Se der uma entrada grande, negocie descontos com a empresa, mas lembre-se de que a obra pode atrasar.
3. Se o prédio está pronto, verifique se um morador está vendendo um imóvel lá com preço melhor.
4. Compare os valores do apartamento com os de outros empreendimentos no bairro.
5. Conheça o comércio, os meios de transporte e veja se o local tem muito trânsito.
6. Converse com moradores e ande pela rua do prédio em diversos horários e dias da semana.
No último mês de Setembro, a Amaral d’Avila Engenharia de Avaliações, através do seu diretor corporativo, Celso Amaral, concedeu algumas informações e dados imobiliários da Geoimovel (maior provedor de pesquisas imobiliárias do Brasil e empresa pertencente ao grupo Amaral d’Avila Engenharia de Avaliações), de matéria publicada no Jornal Folha de São Paulo, em um especial sobre Oportunidades Imobiliárias, no Caderno Mercado.
Essa matéria continha o seguinte título: “’Compra de oportunidade’ exige cautela; saiba como se proteger.”.