[dropcap]N[/dropcap]
o último domingo, 16 de Setembro de 2012, o GeoImovel, empresa pertencente ao Grupo Amaral d’Avila (os sócios da Amaral d’Avila Engenharia de Avaliações são acionistas do Geoimovel) tiveram seus dados divulgados em uma matéria no Jornal Folha de São Paulo, no Caderno Imóvel com o seguinte tema:
“Itaim lidera em velocidades de vendas”
A matéria versa sobre lançamentos imobiliários que são vendidos rapidamente. Muitas vezes, é esperado que pensa-se que em um bairro com alta concentração de renda será onde os lançamentos imobiliários serão vendidos rapidamente, porém um estudo efetuado por ex-alunos da Escola Politécnica – Poli – da USP (Universidade de São Paulo), com dados fornecidos pelo Geoimovel, demonstra que as duas variáveis nem sempre se interligam.
Nos últimos 4 anos, época em que a cidade de São Paulo passou por “boom” imobiliário, a velocidade de vendas de imóveis foi coerente com o poder aquisitivo dos bairros, algo em torno de 60% dos casos, para esse e o próximo ano a tendência desse percentual deverá cair devido a um excesso de lançamentos em determinadas áreas e a fatores como faixa etária e renda familiar, fazendo com que se torne de extrema importância, para incorporadoras e construtoras, se fazer pesquisas de mercado antes de lançar empreendimentos.
O Geoimovel disponibilizou para estudo cerca de 38 mil unidades de imóveis residenciais de médio padrão (de R$ 300 mil a R$ 500 mil) em 55 bairros da cidade de São Paulo, no período de 2008 a 2011.
O bairro campeão em velocidade de vendas foi o Itaim Bibi, na zona oeste, com percentuais de vendas entre 71, 47% e 100% no decorrer dos cinco estágios avaliados (lançamento, pós- lançamento, início de obras, início do desembolso do banco e aproximação do período de entregas das chaves.).
Já a última posição ficou com São Lucas, na zona leste, que atingiu 70% das vendas apenas no último estágio dos empreendimentos.
A pesquisa ainda apontou os bairros com velocidades de vendas muito rápidas, são eles:
- Casa Verde;
- Consolação;
- Barra Funda;
- Alto de Pinheiros;
- Itaim Bibi;
- Pari;
- Brás;
- Vila Matilde e
- Aricanduva.
E os bairros com velocidades de vendas menores, são eles:
- Freguesia do Ó;
- Rio Pequeno;
- Raposo Tavares;
- Tremembé;
- Vila Maria;
- Penha;
- Pinheiros;
- Mooca;
- Sacomã e
- São Lucas.
Para Israel Beigler, a compra em alta velocidade nesses bairros ocorrem por outros fatores como: “Lançamentos mais antigos e regiões diferenciadas dentro do próprio bairro também mexem com as vendas.”.
O Geoimovel ainda forneceu dados e constatou que nos próximos anos os bairros que mais terão lançamentos imobiliários serão:
- Santo Amaro;
- Campo Belo;
- Saúde;
- Tatuapé;
- Santana;
- Perdizes e
- Pinheiros.
Matéria Folha de São Paulo- Caderno Imóvel “Itaim lidera em velocidades de vendas – 16.09.2012