Laje de Prédio Desaba em São Paulo

A laje de um prédio em construção na Vila Nova Cachoeirinha, na zona norte de São Paulo, desabou na tarde desta quinta-feira (12). Uma pessoa morreu no local e outras 11 pessoas foram socorridas com ferimentos leves.

O prédio fica na avenida General Penha Brasil, na altura do número 2.555, e estava sendo construído para abrigar uma nova unidade da Fábrica de Cultura, um projeto da Secretaria de Cultura do governo de São Paulo. Segundo a assessoria de imprensa da secretaria, 12 de 60 funcionários que trabalham na obra estavam na laje na hora do acidente e teriam caído de uma altura de 27 metros. O morto foi identificado como Nivaldo Rodrigues da Silva, funcionário da obra.
Ver em tamanho maior
Desabamento de laje em SP
Foto 11 de 15 – 12.jan.2012- Laje de prédio em construção desaba na zona norte de São Paulo. Uma pessoa morreu e 11 ficaram feridas, nesta quinta-feira Rafael Brito/Futura Press

Seis vítimas foram encaminhadas para os prontos-socorros Cachoeirinha e Vila Penteado, segundo o capitão Miguel Jodas, do Corpo de Bombeiros. As outras cinco foram resgatados por pessoas que estavam no local no momento do acidente.

A unidade cultural seria inaugurada em abril ao custo de R$ 13,2 milhões. Uma equipe de engenheiros da pasta está no local. O projeto –com espaço para ateliês e espetáculos– já está em funcionamento em três unidades: no Itaim Paulista, na Vila Curuçá e em Sapopemba.

Os bombeiros enviaram nove carros para o resgate. Equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) também auxiliam nos trabalhos. O helicóptero Águia, da Polícia Militar, foi acionado e prestou apoio. A área foi isolada.

Segundo o capitão Jodas, o trabalho de resgate é feito em três etapas: a prioridade é a retirada e suporte às vítimas, depois vem o escoramento das estruturas para evitar outros desabamentos e, por último, a vistoria em conjunto com a Defesa Civil nas construções próximas, para verificar se há abalo nas estruturas.

A obra é de responsabilidade do consórcio Ubiratan, que também constrói a Fábrica de Cultura de Cidade Tiradentes, na zona leste. Segundo o secretário da Cultura, Andrea Matarazzo, o acidente teria sido provocado por um erro de execução e não de projeto. As duas obras serão interrompidas até o esclarecimento do caso.

No momento, chovia fraco na região. As causas do desabamento serão investigadas. O consórcio não foi localizado pela reportagem para comentar o acidente.