Revista Construção Mercado

Mapa de Oportunidades – Revista Construção Mercado – Junho de 2012 – Edição 131, fls 20 a 23

[dropcap ]A[/dropcap]“Construção Mercado” – revista especializada para o segmento de Engenharia e Construção Civil, publicou matéria discorrendo sobre as facilidades geradas pelos sistemas de geoprocessamento de informações imobiliárias.

Dentre as análises efetuadas, o GeoImóvel, teve grande destaque! O GeoImóvel é uma Solução de Informações Imobiliárias desenvolvida em conjunto com a equipe técnica da Amaral d’Avila Engenharia de Avaliações, cujos sócios continuam sendo cotistas da empresa.

O GeoImóvel foi desenvolvido há mais de 10 anos e oferece análises técnicas sofisticadas, confiáveis, a baixo custo, permitindo que incorporadores, Instituições Financeiras, Investidores, Fundos, tomem decisões de baixo risco preservando o resultado para os acionistas.

A necessidade do conhecimento do mercado  cresceu muito nos últimos 5 (cinco) anos, tornando-se essenciais ao se pensar em pesquisas de mercado.

Esse tipo de ferramenta serve para diversas coisas entre elas:

–       Definição de novos empreendimentos;

–       Análise financeira do investimento;

–       Formatação do produto imobiliário;

–       Estruturação de ações de marketing.

A necessidade do crescimento ocorreu muito em função do aperfeiçoamento das aplicações da  “internet”, como por exemplo, o “Google Maps”, além de serem mais rápidas, fáceis de serem compreendidas, mais amigáveis aos usuários e, os custos extremamente acessíveis e flexíveis, levando- se em conta a redução do grau de incerteza e riscos decorrentes do maior número e qualidade das informações disponíveis.

Para a professora Lisandra Kátia Schmitz :” quanto mais objetivas forem essas pesquisas de mercado e os dados inseridos numa ferramenta de análise de mercado, mais específicas serão as análises e mais acertados e efetivos seus resultados”.

Foram analisados, além do GeoImóvel, mais três ferramentas de inteligência imobiliária.

O GeoImóvel é uma ferramenta totalmente  “online” que utiliza bancos de dados geográficos e mapas do  “Google Maps” para espacializar informações do mercado imobiliário. Além das informações geográficas, exibe dados demográficos, sendo a única ferramenta que efetua a coleta sistêmica de dados do mercado imobiliário.

É totalmente customizável, portanto, relatórios gráficos, planilhas e informações de infraestrutura da região, modo de visualização podem ser modificados de acordo com a necessidade do cliente.  A ferramenta do GeoImóvel é utilizada por mais de 50 incorporadoras nas principais capitais do Brasil. O sistema apresenta todas as informações referentes aos lançamentos imobiliários de empreendimentos residenciais e comerciais em 259 cidades do Brasil, com atualização sistêmica e periodicidade diária. Também monitora o consumo do estoque e a velocidade de vendas destes empreendimentos. O custo dessa ferramenta depende da quantidade de cidades e de lançamentos. “ Em Salvador, por exemplo, o custo gira em torno de R$ 5.000/mês, variável também em função do relacionamento, abrangência e extensão da customização a ser contratada”, revela Marcelo Molari, diretor-executivo do GeoImóvel.

 

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