Com novo shopping, Zona Norte vira centro de compras

Em matéria publicada no Jornal Folha de São Paulo – Especial Morar 2.016, a Geoimovel (maior provedor de pesquisa imobiliária do Brasil e empresa pertencente a Amaral d´Avila Engenharia de Avaliações) através de seu diretor Celso Amaral, concedeu informações a respeito de bairros da Zona Norte, para a realização de especial imobiliário.

A reportagem possuía o seguinte título: Com novo shopping, Zona Norte vira centro de compras.”.

Com a inauguração do Cantareira Norte Shopping, no último dia 27 de Abril, a Zona Norte soma sete centros comerciais. Trata-se da segunda inauguração do tipo em três anos- a última havia sido a do Shopping Metrô Tucuruvi, em 2.013.

“A região se consolidou como um novo centro de compras da cidade.”, diz Adriana Colloca, superintendente da Abrasce (Associação Brasileira de Shopping Centers).

O movimento é positivo, segundo ela, porque, além de gerar empregos, centros de compras valorizam o entorno. “As lojas locais são reformas, o comércio é profissionalizado.”, afirma.

Os novos shoppings eram, sobretudo, uma demanda local.  Pesquisa do Datafolha feita em 2.012 mostrou que os moradores da região reclamavam mais da falta de centros comerciais do que da violência. À época, a região tinha três shoppings, enquanto a Zona Sul tinha 27.

“Percebemos a carência de centro de compras e o grande potencial que isso representava.”, afirma Geraldo Carvalho, superintendente do novo Cantareira Norte.

Quando finalizado, o lugar vai ter 135 lojas (117 espaços já foram comercializados, sendo que 80 já inauguraram). A expectativa é atender 700 mil pessoas por mês.

A estudante Renata Karina, 26, moradora do Jaraguá, já é uma delas. Antes da inauguração, ela levava 35 minutos de carro até o Shopping Santana Parque; agora, são dez minutos a pé. “Ter um shopping tão perto de casa facilitou muito meu dia a dia.”.

Como ela, a designer de moda Dayane Araújo, 31, mudou a rotina depois da abertura do shopping Metrô Tucuruvi.

“Nele consigo resolver de imediato necessidades básicas. Antes, tinha que me deslocar até o Center Norte.”, diz ela, que mora no Jaçanã.

Segundo o centro comercial vinculado à estação de metrô, 80% dos até 80 mil visitantes diários do local são moradores da Zona Norte.

PIONEIRO:

Inaugurado há 32 anos, sendo pioneiro na região, o Center Norte está investindo em revitalização para acompanhar a nova concorrência.

“Estamos mudando e buscando um mix de lojas para atender melhor nosso público, já que a maioria dele é das classes A e B.”, diz Ricardo Afonso, diretor-superintendente dos shoppings Center Norte e Lar Center.

Os dois fazem parte de um complexo que inclui também o Expo Center Norte, sede de eventos e convenções, e o hotel Novotel.

O cenário de novos centros comerciais, um dos reflexos do aumento da renda na região, tende a valorizar ainda mais os imóveis da Zona Norte, segundo Celso Amaral, diretor da consultoria imobiliária Geoimovel e da Amaral d´Avila Engenharia de Avaliações.

“A tendência é que os imóveis sejam de padrão mais alto, porque os bairros estão se qualificando.”, afirma Amaral.

Luiz Carlos Kechichian, diretor da Imobiliária Mirantte, concorda com a tese, mas acredita que, por enquanto, os preços não sofrerão grandes alterações.

“Mas, quando o mercado se aquecer novamente, os empreendimentos vão mostrar os shoppings como âncoras de valorização e comodidade.”, diz.

Fonte: http://especial.folha.uol.com.br/2016/morar/santana-casa-verde/2016/05/1771134-com-novo-shopping-zona-norte-vira-centro-de-compras.shtml