Em matéria publicada no Jornal Folha de São Paulo – Especial Morar 2.016, a Geoimovel (maior provedor de pesquisa imobiliária do Brasil e empresa pertencente a Amaral d´Avila Engenharia de Avaliações) concedeu informações a respeito do bairro de Santana, para a realização de especial imobiliário.
A reportagem possuía o seguinte título: “Com perfil familiar, Santana aposta em imóveis grandes.”.
Referência na Zona Norte, Santana se consolidou como uma região familiar, e isso se reflete na oferta de apartamentos no bairro- quase a metade dos lançamentos é de três ou quatro dormitórios.
São unidades de médio alto e alto padrão com custo médio do metro quadrado de R$ 9.048, segundo dados da consultoria imobiliária Geoimovel.
O ponto de partida do desenvolvimento do bairro foi a chegada do metrô a região, em meados dos anos 1.970. A partir daí, o mercado imobiliário cresceu em volta das estações e das principais vias, como a Avenida Brás Leme.
De acordo com o economista-chefe do Secovi- SP (sindicato do setor imobiliário), Celso Petrucci, a infraestrutura do local chamou a atenção de famílias de outros bairros da Zona Norte, consolidando a região como o sonho de consumo desse público.
O resultado foi um preço alto em comparação a bairros próximos, como Casa Verde e Vila Maria. Nestes, o metro quadrado fica em torno de R$ 6.000, cerca de 30% a menos do que em Santana.
“Além de ser um bairro muito familiar, Santana é próximo ao centro arborizado, e tem linha de metrô e ampla rede de serviços.”, afirma Eduardo Schaeffer, CEO do Zap.
LIGAÇÃO EMOCIONAL:
O perfil familiar de Santana acabou sendo usado pelo mercado para atrair moradores. ”Observamos um efeito ‘gravitacional’, ou seja, a residência dos novos compradores sempre tem uma relação com a residência da família.”, diz Lucas Araújo, coordenador de Marketing da Trisul. “Dessa forma, moldamos os produtos para compradores de uso próprio e não para investidores.”, completa.
O administrador Sidney Bezerra Leme, 42, morava com a mãe em Santana e, ao se casar há quatro anos, não quis deixar a região.
A solução foi comprar um imóvel de quatro dormitórios, próximo a casa da mãe matriarca. “Toda minha família e história de vida estão aqui. Não pretendo deixar Santana, porque tenho conforto para fazer o que eu gosto, como pedalar na ciclovia.”, diz ele.
AR PURO:
Apesar de uma retração no número de lançamentos em 2.015, Santana segue com o mercado aquecido. Exemplo disso é o Salete Residence Club, da Urban Incorporações, lançado em 2.012.
O empreendimento fica próximo ao metrô e oferece apartamentos com três suítes; três vagas de garagens; piscina; churrasqueira; salões de recepção e cinema- o metro quadrado sai por R$ 7.500.
Para Heitor Pinto Filho, diretor da empresa responsável pelo condomínio, as áreas verdes são outra vantagem da região. “A qualidade do ar, por exemplo, é melhor, por causa da Serra da Cantareira. Ela também colabora para a criação de limites naturais, que dificultam a expansão desordenada.”, afirma.