Imóveis de entrada’ são campeões de venda em SP, segundo pesquisa

Em recente matéria publicada no Jornal Folha de São Paulo, a Amaral d’Avila Engenharia de Avaliações, através do seu diretor corporativo, Celso Amaral, forneceu informações da Geoimovel (maior provedor de pesquisas imobiliárias do Brasil e empresa pertencente ao grupo Amaral d’Avila Engenharia de Avaliações), para especial imobiliário.

A reportagem possuía o seguinte título: “’Imóveis de entrada’ são campeões de venda em SP, segundo pesquisa.”.

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Os chamados “imóveis de entrada”, projetados para quem quer comprar o primeiro apartamento, estão movimentando o mercado imobiliário nos últimos meses.

Pesquisa do Secovi-SP (sindicato do setor) mostra que as unidades voltadas para esse público foram campeãs tanto em número de lançamentos quanto em volume de vendas em Maio- foram 809 lançamentos e 741 unidades de um ou dois dormitórios vendidas (cerca de 70% no total, em ambos os casos).

Em geral, esse é o perfil do “imóvel de entrada”: compacto; com até 70 metros quadrados; e preço médio de R$ 450 mil, segundo Celso Amaral, diretor da Amaral d´Avila Engenharia de Avaliações e da consultoria imobiliária Geoimovel.

Mudanças demográficas explicam a preferência por esse tipo de empreendimento, de acordo com Alexandre Lafer Frankel, presidente da Vitacon. A incorporadora investe em prédios de microapartamentos- caso do VN Alvorada, na Vila Olímpia (Zona Oeste de SP), com estúdios de 25 m2 vendidos a R$ 299 mil.

“Há um aumento no número de solteiros, porque os jovens estão se casando mais tarde. Além disso, as famílias têm diminuído.”, afirma.

PERTO DE TUDO:

O advogado Marco Aurélio Betoni, 26, gosta de andar de bicicleta e tem um carro. Ele acabou de trocar um apartamento de 230 m2 no Campo Belo (Zona Sul), onde morava com os pais, por um imóvel de um quarto e 45 m2 na Vila Olímpia. O prédio tem uma vaga de garagem e fica próximo de uma ciclovia.

“Queria sair de casa, já estava na hora, e vou ficar mais perto do meu trabalho.”, diz.

A localização é um elemento central para os empreendimentos desenhados para serem o primeiro imóvel. Em geral, as construtoras privilegiam regiões centrais, próximas de redes de transporte ou vias de acesso rápido.

A You Inc., por exemplo, ergue seus prédios de “imóveis de entrada” na borda de linhas do Metrô. Próximo da estação Santa Cruz, na Zona Sul, o You Prime terá apartamentos de dois e três quartos, com plantas de 47 m2 a 68 m2.

“Os compradores são pessoas que cresceram na Vila Mariana e querem sair da casa dos pais, mas continuar no bairro.”, diz Felipe Coelho, diretor comercial da empresa.

Outra exigência desse público são prédios com muitas opções de lazer e a oferta de serviços do tipo “pay-per-use”, como lavanderia.

“Com apartamentos menores, o morador busca mais ambientes na área comum, como espaços de coworking e salão de festas.”, afirma Frankel. “Em uma cidade como São Paulo, é prático não precisar se locomover tanto. Ter uma academia no prédio, por exemplo, facilita.”.

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BOM E BARATO:

Todas essas demandas devem ser consolidadas com preços atrativos e boas condições de pagamento.

“Para esse público, é fundamental que o empreendimento, apesar do lazer e da segurança, tenha também custo mais acessível.”, afirma Rodrigo Pereira, gestor executivo comercial da Construtora MRV em São Paulo.

Com foco na classe C, a empresa se afastou das regiões centrais em busca de terrenos mais baratos- mas diz não abrir mão de lugares próximos a vias de acesso, com áreas comerciais e shoppings.

Segundo Pereira, para estimular esse público a empresa adota facilidades como o parcelamento da entrada em 24 a 36 vezes. A Vitacon aceita até carro como parte do pagamento.

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/sobretudo/morar/2016/07/1794561-imoveis-de-entrada-sao-campeoes-de-venda-em-sp-segundo-pesquisa.shtml