A Geoimovel (maior provedor de pesquisa imobiliária do Brasil e empresa pertencente a Amaral d´Avila Engenharia de Avaliações), fez um anúncio – na última semana- nos principais jornais e revistas do país, que mudou o mercado imobiliário.
A reportagem possuía o seguinte título: “VivaReal Adquiriu Geoimovel.”.
A startup VivaReal adquiriu a Geoimovel, empresa focada em soluções e pesquisas imobiliárias e empresa pertencente a Amaral d´Avila Engenharia de Avaliações.
Com o negócio, o grupo VivaReal passa a ter três frentes de atuação: portal de busca de imóveis (para compra e locação), tecnologia para gestão de vendas e maior banco de usados e lançamentos.
De acordo com a VivaReal, a Geoimovel possui o maior banco de dados do Brasil sobre o setor de lançamentos imobiliários, com monitoramento de mais de 500 cidades e cobrindo um mercado equivalente a 80% do PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro.
“O VivaReal e a Geoimovel unem suas expertises e dados para oferecer as melhores soluções, seja na busca de um imóvel para o sonho da casa própria ou para auxiliar imobiliárias, construtoras e incorporadoras no desenvolvimento de seus produtos e negócios para imóveis usados ou lançamentos. Esta aquisição está alinhada com o plano de negócios da empresa de facilitar eficientemente as transações imobiliárias no Brasil. ”, explica Lucas Vargas, CEO da VivaReal.
O VivaReal promove mensalmente o Índice DMI (Dados do Mercado Imobiliário), com base de 4 milhões de imóveis em 30 grandes cidades do país.
Fundada em 2.001, a Geoimovel oferece ferramentas, instrumentos de análise mercadológica e estudos para companhias e organizações relacionadas ao setor imobiliário. A empresa mapeia – ainda- informações de aproximadamente 3 milhões de unidades lançadas em todo o país nos últimos 15 anos.
“A Geoimovel continuará oferecendo seus serviços com autonomia. Nossos clientes passam a contar com uma estrutura de negócios ainda mais robusta e expertise combinada das empresas. Enquanto o VivaReal possui o maior inventário de imóveis usados anunciados da internet, temos a maior base de lançamentos.”, explica Marcelo Molari, CEO da Geoimovel.
Ainda segundo Marcelo Molari, a diferença que ocorrerá depois da aquisição é que “agora, poderemos cruzar todas essas informações (tanto do VivaReal quanto da Geoimovel) para diversos estudos e outras soluções para o mercado.”. E acentua que a união das bases de dados das empresas irá produzir pesquisas com resultados inéditos, que incluem o valor anunciado do imóvel e dados sobre comercializações.
A aquisição da Geoimovel segue a estratégia de expansão dos serviços e soluções do grupo VivaReal. O avanço foi possibilitado pelo aporte de R$ 100 milhões do fundo de investimento imobiliário americano Spark Capital, realizado em 2.014. Com esta aquisição a VivaReal se torna uma das plataformas digitais com maior banco de dados do mercado de imóveis (usados e de lançamentos).
O valor da aquisição não foi informado, mas é um belo dinheiro para o bolso dos fundadores da Geoimovel (Celso Amaral, João d´Avila, Marcelo Molari e Mário Molari) – mais um exit bem-sucedido no mercado brasileiro de startups.
Apesar da venda a Amaral d´Avila Engenharia de Avaliações continua utilizando os dados da Geoimovel e seus sócios possuem ações na nova empresa, a VivaReal- Geoimovel.