Por definição, os ativos de uma empresa são todos os bens que ela possui e que formam, naquele determinado momento, o seu patrimônio: imóveis, maquinários, valores, créditos, etc. Assim como é possível realizar a avaliação urbana de imóveis ou avaliações de propriedades rurais, ou seja, a avaliação de ativos também é bastante comum e necessária para determinar o valor de um patrimônio para atingir diversos fins.
Antes de falarmos mais especificamente sobre desmobilização de ativos, é interessante que você conheça a metodologia de avaliação utilizada, sobre a qual já falamos nos textos “entenda os métodos de avaliação de ativos – parte 1 e parte 2”.
Desmobilização de ativos
O que é a desmobilização de ativos? Basicamente, esse termo significa a venda desses ativos. Ou seja, acontece quando uma empresa decide não mais mantê-los sob sua propriedade e gestão. Por exemplo: em tempos de crise econômica, é comum que companhias que enfrentam uma descapitalização optem por reduzir suas atividades, otimizando espaços e mudando de áreas.
Nesses casos, os bens (ativos) que não serão mais utilizados, como imóveis e máquinas, poderão ser vendidos, tornando-se oportunidades de negócios e de lucro para a empresa. E é justamente aí que entra a importância da avaliação de ativos para a venda de imóveis e outros bens.
Importância da avaliação de ativos
Imaginem a seguinte situação: sua empresa está localizada há muitos anos em uma região da cidade que sofreu grandes “mudanças de pele”, ou seja, houve mudança da vocação da região e aquele terreno desvalorizado para fins industriais é hoje uma área destinada à incorporação imobiliária (construção de edifícios), portanto será mais negócio vender o imóvel e investir em uma região mais afastada da cidade de uso eminentemente industrial, capturando a diferença de valorização ocorrida ao longo dos anos. Isso ocorre em todas as cidades dinâmicas, como São Paulo, onde bairros outrora eminentemente industriais tornaram-se áreas residenciais, ou de uso misto, como o Tatuapé, a Mooca, o Belenzinho e etc.
Ou seja, a saída ideal seria vender o antigo imóvel, certo? Porém, para determinar o valor real e justo do imóvel, torna-se necessária a contratação de uma empresa especializada em engenharia de avaliações para a emissão do laudo com o objetivo de orientar e maximizar o melhor negócio, e determinar o valor de negócio mais provável!
É importante saber
Para finalizar, é importante ter a consciência de que o valor de qualquer ativo é proporcional ao que ele poderá gerar de receita sobre ele.
Portanto, a depender do olhar técnico sobre o “ativo”, um imóvel ou qualquer outro bem de uma empresa, pode tornar-se uma oportunidade importante de lucro, bastando que seja corretamente analisado e avaliado.