Nós já falamos diversas vezes aqui no blog sobre a importância e os métodos empregados nas avaliações de imóveis urbanos. Hoje, iremos abordar outro ramo da engenharia de avaliações e os cuidados que se devemos ter em avaliações de imóveis rurais, que englobam desde sítios, fazendas, reservas ambientas, culturas perenes, empresas de agronegócios e até florestas.
Importância do profissional habilitado
Primeiramente, é importante falar que as avaliações de imóveis rurais precisam ser realizadas sempre por engenheiros agrônomos, e/ou engenheiros florestais. São eles que estarão atentos a todas as variáveis inerentes ao mercado rural, como por exemplo: tipo de solo, legislações ambientais, regiões que tenham parques estaduais e federais, áreas invadidas, áreas indígenas, etc.
Além disso, o engenheiro agrônomo e o florestal já estão acostumados com os mais distantes lugares do Brasil, viajam muito!
E por que isso é relevante?
É simples: no Brasil, muitas vezes não é fácil localizar um imóvel em áreas rurais, principalmente as mais afastadas, com estradas vicinais quase intransitáveis e com documentações antigas, imprecisas, o que dificulta muito o acesso dessas áreas para alguém sem a experiência necessária.
Se o acesso já é difícil, imagine então avaliá-las!!
Contrate uma boa empresa de avaliações com experiência em imóveis rurais
Os motivos citados acima já seriam suficientes para alertar para os cuidados que devem ser tomados na hora de contratar serviços de avaliação de imóveis rurais. Mas não é somente isso, existem outros pontos importantes a se considerar.
Elegemos aqui os dois principais:
Análise de dados: a pesquisa de imóveis rurais é muito mais complexa do que a de imóveis urbanos, exigindo especializações muito específicas. Por exemplo: os elementos comparativos (você pode entender mais sobre esse assunto no nosso texto sobre métodos de avaliação imobiliária) são mais difíceis de encontrar, tanto pela escassez e qualidade das informações, quanto pela distância, tamanho e vocação das regiões avaliadas.
Fraudes: infelizmente, o Brasil possui um histórico de fraudes em imóveis rurais muito grande. São diversos casos de falsificação de documentos realizados por estelionatários altamente especializados (fiquem atentos, pois vamos falar sobre o assunto em breve). Se o profissional contratado for inexperiente, os prejuízos podem ser gigantescos. Não vale a pena correr esse risco, não é mesmo?
A Amaral d’Avila é um ótimo exemplo de como uma empresa especializada em engenharia de avaliações é a melhor opção nesses casos. Com um departamento de agronegócios atuando para as mais importantes empresas do setor, há mais de 25 anos, e realizando avaliações em imóveis rurais (tanto no Brasil quanto no exterior), consegue-se um acúmulo de informações que consolida um imenso banco de dados, muito rico, que torna o serviço ainda mais completo e preciso, traduzindo-se em uma minoração do risco para o contratante.