Antes de falar sobre a avaliação de agroindústrias, é importante entender que m um país como o Brasil, onde a vocação do setor é cada vez mais relevante, o investimento agroindustrial se avoluma, gerando empregos e renda para a população do meio rural e para o Brasil. São inúmeras as atividades que englobam esse setor, desde a produção de sementes, fertilizantes, defensivos, armazenamento, beneficiamento, comercialização, etc., ou seja, os ativos destinados ao setor de agronegócios têm como característica a especialização!
Antes de mais nada, o objetivo desse texto é esclarecer mais sobre a importância da avaliação de agroindústrias. Caso queira saber mais sobre os métodos de avaliação de imóveis (das quais também se encaixam as agroindústrias), confira os textos em nosso blog:
Métodos de avaliação de imóveis
Métodos de avaliação de ativos
Avaliação de agroindústrias
Como já exposto, um “site” industrial deve ser analisado, dentre outros, com uma visão crítica, tendo em vista sua localização estratégica; tecnologia empregada; escalabilidade; possibilidade de aproveitamento para outros usos e etc.
Muitas das agroindústrias são específicas e focadas para atender determinado segmento do setor agro, em tais casos, o avaliador deve procurar entender o valor gerado pelo “site” e se realmente está dimensionado adequadamente para o segmento vocacionado e se faz sentido estar implantado naquele local.
Empreendimentos industriais específicos, muitas vezes únicos, devem ser analisados com extremo cuidado, pois se de um lado podem valer muito para quem os opera, por outro lado, caso sejam desmobilizados (caso de alteração de vocação, por exemplo), o valor seria seriamente comprometido.
Além dos aspectos técnicos inerentes a cada atividade, deve o avaliador analisar e comprovar a viabilidade técnica do empreendimento sob o ponto de vista ambiental, razão pela qual a existência de documentação detalhada sobre os processos, termos de ajustes de condutas e licenças de operações são primordiais.
O que mais você precisa saber sobre avaliação de agroindústrias
Por fim, além dos pontos principais que mencionamos, é importante saber que todo e qualquer negócio precisa de avaliação de seus ativos e imóveis periodicamente. Para Celso Amaral, Diretor Corporativo da Amaral d’Avila Engenharia de Avaliações, “no caso das agroindústrias, o ideal é que a avaliação seja feita a cada dois ou três anos. Mas, infelizmente, são raras as empresas que o fazem”, afirma.
Outra finalidade interessante nas avaliações de agroindústrias se dá quando da necessidade de apresentação em operações de créditos. Para saber mais sobre o tema, você pode conferir aqui.
E, para continuar acompanhando as novidades e informações sobre avaliações de imóveis, fique atento (a) no nosso blog!