Não é novidade para quase ninguém que, atualmente, a tendência dos microapartamentos veio para ficar. Em toda a cidade de São Paulo, por exemplo, quase que diariamente vemos os anúncios de imóveis contendo apartamentos com pouco mais de 20m² e menos que 40m² (ou até menores). Eles podem ser pequenos e muita gente ainda estranha a ideia de morar em locais tão diminutos, mas para o setor imobiliário, eles representam uma ótima ideia para driblar a crise.
E por que isso? Simples: os microapartamentos representam uma situação de ganha-ganha tanto para a população, quanto para quem trabalha com investimento imobiliário (incorporadoras, construtoras, etc.). De um lado, é uma opção viável para quem deseja morar perto de regiões mais centrais, do outro, são empreendimentos diferenciados, digamos até “transados” com um valor alto por m², normalmente próximos, ou muito próximos dos transportes de massa.
Outras vantagens dos microapartamentos
Uma das grandes vantagens dos microapartamentos é, sem dúvida, a localização privilegiada em que a maioria se encontra. Em São Paulo, a Avenida Paulista e seus entornos, regiões centrais, são alguns exemplos de regiões visadas para esse tipo de investimento imobiliário.
Para quem pretende morar em microapartamentos, isso representa estar próximo do trabalho, fácil acesso ao transporte público e, claro, dos diversos serviços e atrativos que a cidade pode oferecer, como opções de restaurantes, bancos e locais de lazer. Por esses motivos, em uma cidade como São Paulo, residir em regiões centrais representa uma melhor qualidade de vida.
Os microapartamentos são ideais para pessoas solteiras, casais sem filhos, estudantes e pessoas vindas do interior que pretendem se estabelecer em São Paulo. Outra tendência para esse tipo de moradia é a ausência de garagem, o que deixa os apartamentos ainda mais baratos, baixo condomínio, uma verdadeira mudança de conceito de vida! Viver com menos, em regiões mais consolidadas e utilizando transporte público ou “bikes”!
Avaliação de imóveis e microapartamentos
Por esses motivos, as empresas que investiram nesse tipo de empreendimento conseguiram, com sucesso, driblar a forte crise que atingiu o país nos últimos anos, transformando-os em uma tendência que promete crescer cada vez mais. Para se ter uma ideia, apartamentos ainda menores, com cerca de 12m², também estão ficando cada vez mais comuns e contam com filas de espera de pessoas interessadas.
Para aproveitar todo esse potencial de investimento, quem pretende entrar nesse mercado precisa estudar bastante todos os aspectos que envolvem esse tipo de negócio. Por isso, contar com uma empresa de engenharia de avaliações pode ser fundamental para fazer as melhores escolhas de investimento.
Além do estudo da área, uma empresa de avaliação de imóveis poderá identificar todos os pontos positivos e negativos do empreendimento, realizando também uma consultoria econômica para verificar a viabilidade do negócio. Ficou interessado e quer saber mais sobre esse investimento, entre em contato conosco!