avaliação de sítios

Diferenças entre a avaliação de imóveis rurais e avaliação de sítios

Já falamos aqui no blog da Amaral d’Avila sobre a importância e os métodos de avaliação de imóveis rurais, bem como evitar fraudes nesse tipo de serviço. Mas, você sabia que dentro do leque de imóveis rurais, mais precisamente os sítios,  as avaliações diferem-se de propriedades rurais como as fazendas, por exemplo? É sobre a avaliação de sítios que iremos falar hoje!

Avaliação de imóveis rurais – o que conta

Antes de mais nada, é importante entender o que ocasiona a diferença de análise nos dois tipos de propriedades rurais, mas que na verdade um deles não é exatamente “rural”, se a localização e as dimensões de um imóvel são importantes (dentre outras variáveis), as diferentes vocações são tão importantes quanto.

Enquanto uma propriedade rural (uma fazenda, por exemplo) tem como objetivo principal a exploração econômica (pecuária, agropecuária, agricultura, etc.), um sítio é comumente utilizado para fins recreativos, e de lazer. Ou seja, ao passo que uma fazenda produtora de grãos, por exemplo, tem como objetivo gerar lucro, um sítio para lazer com poucas exceções, irá gerar muito prazer e gastos ao proprietário ao longo do tempo.

Avaliação de sítios – o que considerar

Dito isso, o que o dono ou futuro dono de um sítio deve considerar na hora de vendê-lo, adquiri-lo ou mesmo reformá-lo? Basicamente, é preciso pensar em quesitos que poderão valorizar ou desvalorizar a propriedade em questão. Por serem geralmente repletos de especificidades oriundas do gosto pessoal do dono, os sítios acabam tendo uma subjetividade maior na avaliação e, consequentemente, no seu valor final.

A escolha da piscina, quadra de tênis ou de futebol, jardins, etc; por exemplo, podem influenciar de forma positiva ou negativa o valor do imóvel. Ou seja, todo o esforço que você colocou no seu imóvel de lazer poderá valer bastante para você, mas não necessariamente para o comprador. Para ele, uma piscina extra ou uma quadra esportiva, pode representar apenas mais um custo desnecessário!

Portanto, os avaliadores precisam considerar todos esses aspectos na hora de determinar o seu valor total e a recomendação é que se você tem um imóvel como esse, realize sempre que possível essa avaliação para conhecer o seu real preço. Além disso, se a sua intenção é adquirir um sítio para lazer, leve em conta esses aspectos ao deixá-lo do seu gosto, pois uma futura venda poderá depender desses detalhes! Olhe suas necessidades, no entanto, não se esqueça que ao vender o imóvel você estará ofertando ao mercado!!

Mas, afinal, quanto vale um sítio? E se pertencer ao “amigo” de uma pessoa famosa? Na próxima semana, falaremos sobre um dos casos recentes mais comentados no país: o sítio do “amigo do Lula!”.

 

avaliação de sítios