sítio em Atibaia

Quanto vale o sítio do “amigo do Lula”?

O ex-presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, hoje preso em Curitiba, está sempre cercado de polêmicas. Um dos assuntos mais falados nos últimos anos envolvendo o ex-presidente refere-se ao processo movido no âmbito da operação Lava Jato, que está julgando se as obras efetuadas no sítio em Atibaia têm relação com o Presidente Lula.

Não iremos discutir aqui se o tal “sítio do Lula”, como ficou conhecido, é mesmo dele ou se é do seu amigo, como ele afirma. Mas sim, algumas particularidades da propriedade que são importantes conhecer se você quer saber mais sobre a avaliação de sítios e outros imóveis rurais.

O sítio em Atibaia

Segundo relatos da imprensa, o sítio em Atibaia, batizado de Santa Bárbara,  localizado no bairro Portão, em uma viela perpendicular à rua principal da região está sempre bem cuidado. A entrada tem largura que permite a passagem de apenas um carro por vez, um belo jardim e pintura em dia.

O bairro é cercado por uma mata verde e tem diversas vilas de casas mais simples e chácaras menores. Já no alto da serra fica o Clube da Montanha, um dos maiores condomínios de Atibaia.

O sítio possui 173 mil metros quadrados, o equivalente a 24 campos de futebol. Pelas fotos, conseguimos ver que a propriedade tem uma casa principal em frente à piscina e outras duas edificações, uma localizada logo atrás da sede e outra ao lado do lago com pedalinhos. Há ainda uma área coberta em volta da piscina.

O que isso importa para a avaliação de sítios?

Dos atributos citados, o que podemos dizer com certeza que implicam em uma maior valorização do imóvel é a boa localização. Piscinas, lagos, pedalinhos e outras edificações construídas, por mais “bonitas” e bem trabalhadas, não são garantia de valorização. Pelo contrário, elas podem, inclusive, ser a causa de uma desvalorização e prejudicar uma possível futura venda, a depender do que foi implantado no sítio.

E por que isso? O que ocorre, de fato, é que esses tipos de “benfeitorias” são extremamente pessoais. Como falamos no texto anterior, uma quadra de tênis pode ser o sonho de consumo de alguns, mas pode representar apenas mais um gasto com manutenção na visão de outros. Por isso, é muito comum vermos sítios grandes e bem cuidados que não conseguem um comprador.

Mas, quanto vale a propriedade de uma pessoa famosa?

Voltando a falar do “sítio do amigo do Lula” em Atibaia, podemos dizer que foi valorizado ou desvalorizado por estar envolvido em um escândalo?

Para Celso Amaral, Diretor Corporativo da Amaral d’Avila Engenharia de Avaliações, “depende, como esse é um caso que divide opiniões, para muitos seria uma honra poder adquirir o sítio, já outros ocupar um imóvel adquirido com provável “dinheiro sujo” (direta ou indiretamente) é totalmente incabível.”, diz.

Ou seja, mais uma vez, esse é um tipo de situação subjetiva (e que os avaliadores devem considerar na hora de determinar o preço do imóvel). Locais onde foram cometidos atos de extrema violência, como assassinatos, por exemplo, costumam ficar anos vazios e carregam extrema desvalorização, mesmo se forem bem localizados e estiverem em bom estado.

Já se o imóvel tiver pertencido a uma celebridade bastante conhecida e admirada por muitas pessoas, seu valor tende a subir. Portanto, se você possui um sítio, ou pretende adquirir um, lembre-se bem de analisar seu histórico, bem como, a qualidade de suas instalações, se estão adequadas ao mercado ao qual está inserido, afinal, uma futura venda está em jogo!

Ou, pode contratar um consultor, ou empresa especializada em avaliações e estudos imobiliários, que pode analisar a oportunidade de compra, como a Amaral d´Avila Engenharia de Avaliações faz todos os dias, em todo o Brasil.

avaliação de sítios