No mês passado, abordamos aqui no blog os principais aspectos das avaliações de imóveis rurais. Hoje, falaremos de outro assunto muito importante com relação às propriedades rurais: o monitoramento de safra.
Ivan Negreiros, Gerente do Departamento Rural da Amaral d’Avila, é quem tira as principais dúvidas referentes a esse tema. Antes de mais nada, ele explica: “O monitoramento de safra nada mais é do que o próprio nome sugere, é a verificação, feita de tempos em tempos de uma safra, desde o plantio até a colheita, para garantir que tudo saia como o planejado”, diz.
Cédula de Produto Rural
Antes de falar sobre a importância do monitoramento de safra, é preciso entender os motivos que levam uma empresa a contratar esse tipo de serviço. Hoje em dia, é muito comum o financiamento agrícola na forma de vendas de CPR (Cédula de Produto Rural).
E como funciona? De forma simples, é uma negociação de investimento em que uma empresa fornecedora de insumos (sementes, fertilizantes, defensivos, tradings), oferece como garantia uma parte ou a totalidade de sua produção, como soja, algodão e etc.
Um exemplo: uma empresa de fertilizantes “vende” R$ 1 milhão do seu produto para um agricultor produtor de soja. Em troca, ela recebe como garantia a produção de uma determinada localidade (e quantidade) de grãos de soja equivalente ao valor em garantia e demais encargos. Ao final da safra, ao invés de receber o pagamento em dinheiro, a empresa de fertilizantes receberá R$ 1 milhão em produto (acrescidos dos encargos), no caso do nosso exemplo, a soja, ou seja, para o produtor, seus custos foram indexados na cotação da soja, com um preço alvo, por exemplo.
Importância do monitoramento de safra
Como em qualquer operação de garantia de crédito, a empresa fornecedora sempre irá correr um certo risco. Nos casos dos créditos em produtos rurais, são inúmeras as variáveis a serem consideradas: a área destinada ao plantio foi menor do que a determinada, problemas com a colheita, baixa produtividade, etc.
Para garantir que tudo saia como planejado e que a empresa receba o seu devido pagamento, e tenha uma expectativa do recebimento, contrata o serviço de monitoramento de safra. Assim como na avaliação de imóveis rurais, é o Engenheiro Agrônomo o responsável por analisar cada aspecto da safra que pode influenciar no resultado final da negociação.
Do plantio até a colheita, geralmente o processo dura alguns meses, com visitas regulares do engenheiro responsável. Conforme explica Ivan, “até o local da entrega do produto deve ser especificado e monitorado, para que nada saia fora do esperado”, completa. Além disso, a Amaral d´Avila faz visitas aos armazéns para se certificarem da entrega do produto em garantia.
Portanto, o monitoramento de safra é uma excelente ferramenta para minimizar riscos na concessão do crédito!