Nós já falamos aqui no blog da Amaral d’Avila que uma gestão patrimonial eficaz (com foco principal em imóveis) engloba diversos aspectos importantes e como a avaliação de imóveis pode ser útil para aprimorá-la. No texto de hoje, iremos ver que, tão importante quanto encontrar um bom ativo imobiliário para investimento, efetuar sua gestão é fundamental.
O planejamento do investimento dos ativos, tendo a plena consciência do mercado, competidores, possibilidades de receitas, despesas, lucros, TIR (taxa interna de retorno) do investimento esperado, são fundamentais para a definição da direção do investimento.
A realização de estudos de vocação, avaliação de empreendimentos de base imobiliária, ou de simples ativos imobiliários, é importante para a elaboração de um “book de investimentos”, visando a apresentação a investidores privados, ou institucionais, que poderão fazer frente no “funding” da operação de investimento.
Gestão patrimonial e carteira imobiliária. Como fazer?
E o que significa gerir a Carteira de Ativos Imobiliários?
Como exposto, para sua melhor gestão é necessário elaborar um planejamento adequado, a fim de que os gestores, e/ou investidores tenham plena consciência do que estão fazendo e possam minimizar os riscos e ameaças.
Se o conhecimento do público-alvo, do valor de mercado, e/ou do valor locativo, da vacância são importantes, os cuidados com a depreciação física, e funcional são igualmente importantes, devendo, sempre, estarem atualizados, garantindo o máximo desempenho dos ativos.
A palavra-chave é o planejamento: acompanhe a “vida” do imóvel, ou de seus ativos imobiliários, realizando não só manutenções corretivas, como as preditivas e preventivas. Invista em estudos periódicos (não somente na hora da aquisição!) sobre a região e suas oportunidades, anteveja os riscos, como a possibilidade da mudança de zoneamento, por exemplo, que possam impactar o aproveitamento, ou seu uso operacional.
Para garantir que todas essas variáveis sejam levadas em conta, recomendamos contar com uma empresa especializada em engenharia de avaliações, em especial com vasta experiência em ativos imobiliários, como empreendimentos de varejo, logística, industrial, para elaborar esse planejamento.
Lembrando, que um ativo imobiliário tem uma “vida”, ou seja, ele tem um momento de melhor compra, maior rendimento e melhor desmobilização, no entanto, estes momentos, somente poderão ser maximizados com muito conhecimento do mercado onde está inserido seu ativo imobiliário.
Empresas como a Amaral d’Avila, por exemplo, podem em muito auxiliar na elaboração do planejamento macro e micro de todos os ativos imobiliários.